Crítica estruturada das imagens Luz e Sombra


A primeira imagem a ser analisada superficialmente me fez lembrar um avião de papel desamassado, mas ao prender mais o olhar essa concepção mudou completamente. O primeiro ponto a ser analisado é o fato de o fundo não ter sido muito trabalhado, oque tirou um pouco o foco do objeto em análise. A iluminação utilizada foi mais sutil ocasionando sombreamentos menos demarcados. A tonalidade do cinza nas imagens é muito parecido. A primeira imagem possui a iluminação mais sutil percebida em relação as outras imagens. Nesta imagem, o objeto em questão está mais evidenciado devido a sua tonalidade mais clara em relação ao fundo, a sombra projetada por ele quebra um pouco a paleta de cores disposta. A segunda e a terceira imagem  houve maior aproveitamento da iluminação e da estética do objeto. Nelas há mais contraste de cores , de sombreamento visualizado nas extremidades e abaixo da parte superior do objeto. As duas imagens são semelhantes, observadas de ângulos diferentes. Em todas as imagens a iluminação é utilizada evidenciando o exterior do objeto, o deixando em foco através da sua colorização.





A composição escolhida feita por Alessandra demonstra, na minha opinião, uma pureza inigualável. Estas fotografias são algumas das que mais chamaram a atenção pela diferente escolha de abordagem do objeto trabalhado e pela forma um tanto quanto curiosa da disposição dos recortes. A primeira imagem é apresentada de maneira completa do objeto, evidenciando todas as suas nuances e fazendo um uso muito interessante das luzes. O lado esquerdo da imagem dispõe de quantidade menor de iluminação ocasionando um contraste entre a parte interior e exterior do recorte. A sombra vista atrás do objeto torna a composição levemente misteriosa pois ela não deixa claro de que é a sombra projetada. A linha observada um pouco acima do centro da imagem é um pouco incômoda pois não parece fazer parte da ideia da imagem. O contraste de cores da imagem é bem bonito, oscilando entre partes claras e escuras e permitindo que o foco se volte principalmente para o objeto. A segunda imagem, diferentemente das outras, disposta em preto e branco conflita um pouco com a as demais que são coloridas, entretanto é uma imagem muito bonita, que abusa do jogos de sombras e luzes, causa um mistério a respeito do espelhamento do recorte deixando no ar se é realmente parte dele ou estratégia de reflexão de imagem. A imagem, visualizada da esquerda para a direita, dispõe de um degradê que parte de um cinza bem claro e indo até uma cor bem mais escura na extremidade direita. O efeito lúdico da imagem realmente é o ponto que mais me chamou a atenção. A mesma linha que é percebida na imagem anterior dá seguimento na imagem 2 e mesmo que em menor quantidade segue sendo levemente incômoda. As sombras visualizada no lado direito da imagem chamam bastante a atenção pois vão aumentando gradativamente em contrapondo-se ao objeto que permanece estático.






A ultimas imagens seguem uma linha muito fantasiosa, utilizando cores claras e relances do arco-íris que promovem a sensação de misticismo e encantamento. A primeira, utilizando novamente a ideia de reflexão do recorte resulta em uma composição muito bela e que é o foco central da imagem. o fundo contraste bem demarcado entre uma área clara e  outra escura. Nesta imagem não há muita exploração de sombras sobre o objeto. As partes externas ao objeto recebem muita luz direta e o reflexo da intensidade dessa luz é notado na figura espelhada, com a luz ainda mais forte do que o o inicialmente exposto. A linha de fundo segue sendo notada, porém na terceira imagem já não causa tanto incômodo pois sua presença foi amenizada pelo foco central no recorte causado pelo fundo contrastante. A última imagem, por sua vez, possui uma composição muito diferente do restante das imagens mostrando maior quantidade de detalhes e aproximação do objeto. Nesta imagem ocorre também a distorção do que é real e do que é fictício, permanecendo também com a ideia do misticismo e da fantasia. A luz sobre a figura é notada nas extremidades da imagem tornando o centro ais escuro, sendo destacado com o reflexo de algo que resultou nas cores do arco-íris bem evidentes. a irregularidade do fundo é incômoda e conflita com o objeto em destaque. 

Comentários

Postagens mais visitadas